O mercado de trabalho mudou e as atitudes são os fatores cruciais para o seu sucesso profissional. Em outro artigo expliquei que competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, e que a fórmula que um selecionador usa para contratar era que a atitude é igual a somatória de conhecimentos e habilidades.

E vocês já perguntaram o porquê que isto aconteceu, por qual o motivo as empresas estão cada vez mais deixando de contratar pelo currículo? Todos nós já ouvimos que as empresas contratam pelo currículo e demitem pela atitude. O mundo do trabalho mudou, as instituições cada vez mais sabem que as pessoas aprendem o que é técnico, o conhecimento, um determinado negócio, porém não tem como aprender o que você é. E você será contratado pela sua essência, pelos seus valores e por suas crenças, sendo que estas precisam estar alinhadas às empresas contratantes.

Você será contratado pelo que você é como um todo e não pela sua experiência profissional. As empresas estão preocupadas em saber como é o ser humano na sua totalidade e o seu potencial do que simplesmente informações ou experiências técnicas.

Selecionar profissionais por valores passou a ser o maior desafio da área de atratividade e seleção de uma empresa, pois quando há o alinhamento de valores entre a empresa e seus colaboradores, esta relação é mais sólida e terá mais longevidade.

A geração mais jovem e a nossa sociedade atualmente buscam mais propósito nas suas relações, percebemos isto quando vamos escolher uma empresa para nos associar ou fornecer um serviço. Não queremos, por exemplo, estabelecer parcerias, ver a nossa imagem associada com instituições que maltratam animais ou que poluem a natureza.

A cultura da empresa determina como ela se comporta e consequentemente quais são os seus valores, estes são os princípios e objetivos que norteiam como esta atua no mercado. No processo de seleção o match de sucesso é quando o comportamento das pessoas tem os mesmos princípios e objetivos, pois a forma como irão trabalhar, o “como” de suas ações terão o mesmo propósito da organização. E por isso passa a ser essencial a identificação dos valores nos processos seletivos, e esta é a receita de sucesso para quem quer se recolocar e ter triunfo no papel profissional.

E vocês devem estar se perguntando o que devem fazer para ter êxito neste tipo de processo seletivo, a palavra de ordem é autoconhecimento. Se não nos conhecermos, teremos dificuldades em identificar quais serão os nossos objetivos, nosso propósito, o que queremos e quais serão as profissões, carreiras e empresas que teremos satisfação e consequentemente a vitória e o reconhecimento.

Utilizando o conceito de seleção por valores, de acordo com Cibelli Pinheiro, isto é, “fazer a escolha de um candidato com base em seus princípios e comportamentos e não apenas pelas suas competências técnicas e habilidades”.

Nas entrevistas para identificar os valores dos profissionais as perguntas normalmente exploram a vida pessoal, suas relações interpessoais e familiares, suas motivações, seus objetivos e comportamentos dentro de situações de pressão, dificuldades, trabalho em equipe, entre outros. O ser humano repete comportamentos que os levaram ao sucesso durante a sua trajetória de vida e quando passamos por situações parecidas tendemos a repetir estes comportamentos. Ao relatar como resolvemos estas situações, por meio dos nossos comportamentos, expressamos os valores dentro das nossas ações. E este “casamento” entre os valores pessoais e os da empresa é que nos motivará a termos comprometimento e dedicação na busca do nosso sucesso e o da organização.